Mais de 15 anos de atuação no varejo somada a imersões no Vale do Silício e na China: com essa vivência, Rubens Sant Anna apresenta nesta obra um retrato surpreendente do varejo do futuro. Ficção científica para alguns, realidade cotidiana para outros.
Enquanto a tecnologia e a digitalização produzem novos formatos de lojas, o consumidor altera de modo imprevisível seu comportamento. Segundo o autor, "o varejo passa pelo momento mais complexo e desafiador de sua existência. Para se manter relevante, deverá transformar seu negócio com a tecnologia, sem tirar o foco nas pessoas".
Equilibrar a automação do varejo sem lhe subtrair sua essência humana é o maior desafio na era da transformação digital. O que surge como resultado é o novo varejo, que integra as facilidades da tecnologia à humanização da experiência sensorial. É neste momento que a maior parte dos varejistas sofre por desconhecer os principais elementos da transformação digital, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Realidade Virtual.
Nesta obra, o autor explica e contextualiza com sua já consagrada didática cada conceito da Nova Economia, preparando o varejo para este novo e pujante ciclo, que irá transformar a forma como compramos. O Novo Varejo e a Transformação Digital é um manual de sobrevivência, leitura indispensável para todos que buscam transformar sua empresa antes que seja varrida pela tecnologia.
"Para os menos educados em varejo, eu tenho certeza de que ver com as lentes do Rubens valha mais do que visitar centenas de varejistas futuristas na China ou no Vale. Para os mais educados em varejo, vai ser um complemento enriquecedor e cheio de insights. Este livro pode mudar seus negócios!"
Ricardo Geromel - Jornalista da Forbes e Sócio da StartSe